S-TECH
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Com o avanço dos conhecimentos científicos e tecnológicos, a nova ordem no padrão de relacionamento econômico entre as nações e a tendência à formação de blocos econômicos regionais, a busca de eficiência e de competitividade industrial e de  novas formas de gestão do trabalho através do uso intensivo de tecnologias de informação são algumas evidências das transformações estruturais que alteram os modos de vida.

Nesse cenário, amplia-se a necessidade e a possibilidade de formar os jovens capazes de lidar com o avanço da ciência e da tecnologia, prepará-los para se situar no mundo contemporâneo e dele participar de forma proativa na sociedade e no mundo do trabalho. Nessa perspectiva, nossos cursos contribuem para a elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade, formando os profissionais, através de um processo de apropriação e de produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, capaz de impulsionar a formação humana e o desenvolvimento econômico articulado aos processos de democratização e justiça social.

ALGUNS DOS CURSOS OFERECIDOS

  • Técnico em Programação de Jogos Digitais
  • Técnico em Agroindústria
  • Técnico em Mecânica
  • Técnico em Design de Móveis
  • Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
  • Técnico em Mineração
  • Técnico em Vestuário
  • Técnico em Gastronomia
  • Técnico em Vendas
  • Técnico em Agronegócios

UNIDADE PRÁTICA E DIGITAL

Fazem parte destas unidades equipamentos apropriados para a aplicação dos diversos cursos, alinhados com os eixos tecnológicos e planos nacionais de ensino.

UNIDADES PRÁTICAS

Nossos cursos técnicos contam com laboratórios profissionais e tecnológicos em diversas áreas do conhecimento. Fazem parte destas unidades equipamentos apropriados para a aplicação dos diversos cursos, alinhadas com os eixos tecnológicos e planos nacionais de ensino.

Com estas unidades práticas os estudantes poderão realizar diferentes experimentos, pesquisas e propostas de atividades práticas, além de ter acesso a diversos equipamentos, vidraria, modelos de anatomia em quantidade suficiente para atender os momentos de aulas práticas e experimentais. O uso do laboratório garante o fortalecimento do aspecto prático e de pesquisa dentro dos cursos.

UNIDADE DIGITAL

A unidade digital tem como objetivo tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas.

 

TÉCNICO EM PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS

Desenvolve, implanta e realiza manutenção em jogos digitais para computadores, consoles e dispositivos móveis. Aplica técnicas de computação gráfica, modelagem, animação e roteirização. Desenvolve ambientes, objetos e modelos a serem utilizados em jogos digitais. Implementa recursos para acessibilidade e a interatividade entre os usuários e os jogos digitais.

TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA

Aplica tecnologias voltadas à conservação e ao processamento das matérias-primas de origem animal e vegetal na panificação e confeitaria. Realiza a implantação, execução e avaliação de programas preventivos de segurança do trabalho, de gestão de resíduos, de diminuição do impacto ambiental e de higienização e sanitização da produção agroindustrial. Realiza análises laboratoriais de alimentos. Desenvolve técnicas mercadológicas de produtos e insumos para a agroindústria e promove a inovação tecnológica.

TÉCNICO EM MECÂNICA

Elabora projetos de produtos, ferramentas, controle de qualidade, controle de processos e manutenção relacionados à máquinas e equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação, de manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos. Opera equipamentos de usinagem. Aplica procedimentos de soldagem. Realiza interpretação de desenho técnico. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica.

TÉCNICO EM DESIGN DE MÓVEIS

Desenvolve esboços, perspectivas e desenhos normatizados de móveis. Realiza estudos volumétricos e maquetes convencionais e eletrônicas. Aplica aspectos ergonômicos ao projeto. Pesquisa e define materiais, ferragens e acessórios. Elabora documentação técnica normatizada. Acompanha a execução de protótipos ou peças-piloto. Aplica os conceitos de sustentabilidade ao desenvolvimento de móveis.

TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA

Executa montagem, instalação e configuração de equipamentos de informática. Instala e configura sistemas operacionais desktop e aplicativos. Realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, fontes chaveadas e periféricos. Instala dispositivos de acesso à rede e realiza testes de conectividade. Realiza atendimento help-desk.

TÉCNICO EM MINERAÇÃO

Realiza atividades de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento e extração referente aos recursos naturais. Opera equipamentos de extração mineral, sondagem, perfuração, amostragem e transporte. Caracteriza minérios sob os aspectos físico-químico, mineralógico e granulométrico. Executa projetos de desmonte, transporte e carregamento de minérios. Monitora a estabilidade de rochas em minas subterrâneas e a céu aberto. Elabora mapeamento geológico e amostragem em superfície e subsolo. Opera equipamentos de fragmentação, de separação mineral, separação sólido/líquido, hidrometalúrgicos e de secagem.

TÉCNICO EM VESTUÁRIO

Supervisiona o processo de confecção do produto conforme padrões de qualidade. Coordena a produção. Analisa e define a melhor sequência de montagem do produto, de acordo com a forma de execução e as características da matéria-prima. Propõe e analisa métodos de trabalho dos processos fabris. Determina o tempo-padrão das operações e dimensiona recursos necessários ao atendimento das demandas de clientes. Supervisiona a utilização de máquinas de costura industrial e equipamentos. Faz o planejamento e a programação da produção. Monitora o desempenho da produção. Supervisiona a execução de plano de manutenção.

TÉCNICO EM GASTRONOMIA

Organiza a cozinha. Seleciona e prepara matérias-primas. Elabora e organiza pratos do cardápio. Manipula alimentos, executa cortes e métodos de cozimento. Opera e mantém equipamentos e maquinários de cozinha. Armazena diferentes tipos de gêneros alimentícios, controla estoques, consumos e custos.

TÉCNICO EM VENDAS

Estuda os produtos e serviços da empresa. Caracteriza o tipo de clientes e recolhe informações sobre a concorrência e o mercado em geral. Prepara, promove e efetua a venda de produtos e serviços. Organiza o ambiente de venda. Promove serviços de apoio ao cliente, fidelização e atendimento pós-venda. Organiza e gerencia os arquivos dos clientes. Realiza prospecção de novos clientes.

TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO

Seu principal desafio é aumentar a eficiência do mercado agrícola e industrial. Por meio de técnicas de gestão e de comercialização, este profissional atua na execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural. Pode trabalhar em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, revendas, consultorias e em empresas de fomento. Além de identificar os segmentos das cadeias produtivas do setor agropecuários e avaliar os custos de produção e aspectos econômicos para a comercialização de novos produtos e serviços, esse especialista pode idealizar ações de marketing aplicadas ao agronegócio. Também é responsável por executar ações sociais e ambientais visando à sustentabilidade dos negócios rurais. O Técnico em Agronegócio é um agente de transformação que atua como parceiro do produtor rural, utilizando técnicas inovadoras e sustentáveis, na conquista pela produtividade e lucratividade, com visão empreendedora para a melhoria da qualidade de vida do meio rural.